Quarta-feira, 15 de Novembro de 2006
É universal, todos os triatletas têm neuras por causa do peso e por causa da comida. Rapazes e raparigas.
As raparigas esforçam-se por atingir o minimo peso feminino possivel, com músculos masculinizados definidos, sem gordurinhas a atrapalhar; os rapazes também: esforçam-se por atingir o mínimo peso feminino possivel, sem gordudas nem músculos másculos proeminentes para contar história - querem parecer umas rapariguitas enfezadas. É tudo anti-natura. A natureza assim não ditou. São tudo batalhas, muitas vezes inglórias contra as regras da nossa constituição física humana.
Quando se perde peso, o nosso corpo trabalha árdua e rapidamente num processo de homeostase, para, contra nossa vontade, retomar aos nossos valores normais de peso; aqueles que nos permetiriam sobreviver sem alimento durante muito tempo. Ou seja, a balança tende a equilibrar-se naturalmente. E nós, novamente contrariamos - vamos fazer tudo para perder peso novamente.
Muitas vezes desencadeiam-se problemas alimentares associados a esta busca incessante do peso ideal.
Encontrei este, pode parecer-vos familiar:
Anorexia Atlética
This term has been used to describe a condition that is not a full-blown eating disorder.
-
Characterized by disordered eating and compulsive exercising.
-
Intense fear of weight gain despite weighting below the expected weight for the age and height.
-
Weight loss is achieved by food restrictions and extensive compulsive exercise.
-
May involve self-induced vomiting, and abuse of laxatives and diurectics.
Em jeito de conclusão digo-vos, aceitemo-nos como somos, sejamos obesos!! :-P
De Alguém a 15 de Novembro de 2006 às 22:07
sissi não penses nisso.. tu és linda. se alguma vez estiveres menos por fora, és tão linda por dentro que aos poucos ficas novamente "toda" linda
De
Sissi a 16 de Novembro de 2006 às 21:37
Esta posta foi apenas um constatar do universo triatleta, no qual eu não me incluo, porque neste momento sou uma estudante.. :-P
Foi na minha condição de futura nutricionista que eu escrevi aquela posta ;-) Ver as coisas de fora muda muito a perspectiva.
De
juanolla a 15 de Novembro de 2006 às 23:42
Comento amanhã. Deixa-me arrumar as ideias.
Para já, parece-me que, havendo vida fora do triatlo, não há lugar para disordered eating and... bem, afinal o que há de mal com compulsive exercisig, hemmmmmm??
Props!
De
Sissi a 16 de Novembro de 2006 às 21:26
O que é que me estás a dizer?? Há vida fora do Triatlo????????? :-P
De
juanolla a 17 de Novembro de 2006 às 10:51
Sissi: uma vez, há muitos anos, quando eu só praticava mapling e aspiração de nicotina, um colega, professor de Educação Física, disse-me esta frase que eu nunca esqueci: "Exercício físico é saúde, desporto é obsessão, alta competição é contra-natura."
Ora, este conceito de "contra-natura", na minha opinião, é relativo. Qualquer atleta profissional tem como uma das metas para o seu desempenho o alcançar um determinado "peso de forma" compatível com a modalidade que pratica, peso esse que se vai mantendo durante a época competitiva. Supõe-se que a homeostase é restabelecida nos períodos de defeso e na pré-epoca. Imagino que esta oscilação seja normal e relativamente inócua.
Quando, neste contexto, se desencadeiam comportamentos alimentares mais "excessivos" digamos, parece-me que isso terá ver com outro tipo de problemas que passam pela relação que cada um tem consigo mesmo e com os outros, enfim, com a imagem que tem de si mesmo no mundo, com a necessidade de corresponder a um determinado padrão...
Estes problemas deixam de existir, julgo eu, e a ansiedade natural ligada à alta competição diminui, se o atleta tiver VIDA FORA da MODALIDADE, uma estrutura familiar boa e uma rede de amigos consistente.
Resta-me dizer que gostei do teu post e que espero que continues a partilhar connosco as tuas descobertas.
Beijinhos cintilantes.
De
Sissi a 17 de Novembro de 2006 às 21:52
Li no forum do slowtwitch que uns triatletas americanos (penso eu), estando eles neste momento em off-seanon, fizerem um género de 'concurso' a ver quem engorda menos nesta temporada. E até 2 de Janeiro as oscilações de peso serão divulgadas no forum. Ou seja, quem vai conseguir sobreviver à época natalicia e do Thanksgiving ganhando menos quilos.. :-P
De Pirolito a 19 de Novembro de 2006 às 18:17
..vida de estudante diz ela..
..ate desistires outra vez e paxares o dia a ver as novelas todas da tvi a comer doces e rebuçados..
comentar posta